www.costalimaconsultoria.com.br

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Coaching - Retorno sobre Investimento Comprovado



O que você acha de investir em um processo que pode lhe trazer como retorno o aumento de produtividade, a retenção de executivos, mais motivação, maior satisfação e um alinhamento de seus valores com as metas da organização?

Imagine um profissional que reúna além das características de treinador esportivo, consultor empresarial e mentoring, possui aptidões técnicas e ferramentas que o diferenciam e potencializam as habilidades e competências de seus clientes, ampla experiência profissional, pessoal e profundo conhecimento no cotidiano do mundo corporativo.

Estamos falando do relacionamento de coaching, que segundo publicação recente da revistaFortune 500, mediante um estudo com 100 executivos para calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento) este programa atingiuum ROI de 529%, isso mesmo, uma ferramenta de desenvolvimento que quintuplica o valor investido.
O Coach é um profissional dos tempos modernos atuando de maneira a ser um orientador e apoio no processo do executivo ser o melhor que puder, obtendo mais satisfação e resultados positivos em tudo o que fizer, através do processo de coaching, que é cada vez mais requisitado por empresas, profissionais bem sucedidos, empreendedores e recém-formados
Assim é o coach, um profissional que surgiu há pouco tempo no mundo empresarial brasileiro e hoje é considerado peça chave para o desenvolvimento organizacional das empresas e potencialização de talentos profissionais em busca de resultados definidos e mensuráveis.

Um dos precursores da profissão de Coach é o ex-treinador de tênis Timothy Galloway, que em 1974 publicou o livro “The inner game of tennis”, apresentando pela primeira vez o coaching esportivo adaptado ao chamado “jogo interior da mente humana”, ampliando suas aplicações a todos os campos da vida.

O
 coach traz, do mundo esportivo, o desenvolvimento de aptidões e competências, definição de estratégias, táticas e o comprometimento em obter resultados. Do consultor empresarial, explora o presente e ajuda o cliente a projetar e criar a visão necessária para desenvolver métodos de trabalhos eficientes e produtivos, enquanto o lado do mentoring reconhece e potencializa o talento nato de executivos e demais profissionais. Assim, direciona as ações de maneira congruente com as metas e valores do profissional e da empresa.

            O coaching, além de ser uma das ferramentas mais modernas de desenvolvimento, é uma das únicas que possibilita um uso individualizado e personalizado de acordo com cada necessidade focado em resultados e com o alcance de mudanças consistentes e duradouras. Direciona a atenção do cliente para metas e resultados, tirando seu foco do problema e transformando pressão em propósito. É um
 up grade do pensamento estratégico, da atitude mental e do comportamento do executivo que passa a atuar de maneira mais proativa e assertiva, afetando o ambiente e as pessoas que o rodeiam.

O processo traz mais flexibilidade e uma maior adaptabilidade ao profissional para enfrentar os desafios do seu cotidiano nas empresas, características estas essenciais para o sucesso mediante os desafios do mundo corporativo atual, onde mudanças bruscas ocorrem constantemente.

É através do coaching que os profissionais e as equipes de trabalho atingem mudanças efetivas e duradouras, através de uma potencialização e sinergismo poderosos para atingir os melhores resultados que se quer através da alta performance, onde estabelece metas que garantem o aumento da produtividade e estabelecem relações produtivas e saudáveis no ambiente de trabalho:

O coaching pode ser realizado, principalmente, em quatro formas de atuação: executivo, pessoal, de vida e de equipe.

O coaching executivo procura trabalhar no desenvolvimento de liderança de profissionais que coordenam equipes de trabalho, atuando na análise e na busca por soluções em casos de administrações de crises, além de estabelecer relações saudáveis entre o executivo e os diferentes níveis de hierarquia dentro da empresa. Os novos empreendedores também encontram no coaching uma excelente alternativa para conseguir bons resultados na nova empreitada.

O coaching de carreira é voltado para os profissionais que já ocupam um cargo de destaque dentro de uma companhia, geralmente com um bom salário, mas que deseja seguir um novo rumo profissional. É comum casos de executivos com um emprego que todos gostariam de ter, menos ele, e o coach auxilia a transição profissional potencializando as suas competências para atuação em outra área. Outro perfil bastante trabalhado no coaching é o profissional recém-formado. Nesse período é fundamental que a pessoa tenha consciência do caminho que quer seguir na sua carreira e o potencial que ela tem para cada área de atuação dentro de sua formação.

O coaching de vida destina-se a pessoas que buscam melhoria na qualidade de vida e satisfação pessoal e profissional. Uma pessoa apoiada por um personal coach terá mais condições de viver em harmonia com os seus valores pessoais e profissionais.

Já o coaching de equipe consiste na definição de metas a serem cumpridas por uma equipe de trabalho e o constante acompanhamento do coach, que assim pode detectar falhas e desvios durante a execução, facilitando o cumprimento dos objetivos, evitando e administrando conflitos e diferenças.
O coaching traz diversos benefícios para o executivo e para a organização, sendo os principais deles:

Para o executivo:
  • Maior controle sobre a sua vida e sobre si mesmo.
  • Os objetivos ficarão mais claros e, uma vez eliminados os obstáculos, terá mais energia para alcançá-los.
  • Viverá em harmonia com seus valores.
  • Sua vida e seu trabalho se tornarão mais felizes e satisfatórios.
  •  Profissionalmente será mais eficiente e capacitado e terá melhores resultados.
Para a organização:
  • É uma das ferramentas modernas de melhor custo-benefício dado os resultados alcançados.
  • Transforma organizações de centros de lucros para centros de pessoas que geram lucros.
  • É um investimento que produz um alto desempenho nos negócios.
  • Mantém colaboradores importantes e evita o custo de retreinamento e a perda de informações confidenciais para a concorrência.
  • É a maneira mais eficaz de desenvolver competências para obter um melhor desempenho dos profissionais cruciais e das equipes de trabalho.
  • É uma prova do compromisso de uma empresa com o desenvolvimento de seu pessoal e contribui para uma cultura organizacional de apoio com alto moral, retendo talentos.
  • Traz melhora significativa no trabalho em equipe.
Para tais resultados, o coaching geralmente pode ser aplicado com uma sessão semanal de uma hora de duração, podendo ser uma programação diferenciada para atender as necessidades do cliente. O valor do investimento em um relacionamento de coaching é definido depois de feita uma análise do objetivo do coaching e do tempo programado para a realização do trabalho. Sendo uma técnica marcante e expressiva que oferece um dos custos-benefícios que mais podem trazer retorno aos profissionais e sua organização.

Como diz Stephen Covey: “
Poder é a faculdade ou capacidade para agir, a força e a potência para realizar algo. É a energia vital para fazer escolhas e tomas decisões. Também inclui a capacidade de suplantar hábitos profundamente arraigados e cultiva outros melhores e mais eficazes”. Este tipo de poder é parte do que o coaching pode te oferecer, trazendo também mais lucro para o profissional em desenvolvimento e para a empresa em que trabalha.




segunda-feira, 19 de julho de 2010

Buscar Executivos no Mercado pode não ser mais a Melhor Solução. Formá-los Sim!


Executive Coaching e o Universo Corporativo


Além de benefícios para os profissionais, os programas de coaching também trazem ganhos altos para as corporações. As empresas que se dedicam a treinar seus talentos desde cedo formam lideranças que, no futuro, vão fazer a diferença.

 O Coaching executivo eficaz deve ser estratégico e individualizado. O processo visa desenvolver  futuros líderes de alta performance, promovendo a melhoria das suas habilidades e aprimorando competências.

O rápido crescimento do coaching executivo reflete seus benefícios ao promover o aumento dos lucros e redução de custos, através do estabelecimento de metas a serem  alcançadas dentro de um prazo definido.
 Para ser eficaz, o coaching executivo deve ser estratégico e individualizado: Um equilíbrio deve ser atingido entre as necessidades da organização e as necessidades do indivíduo.
Com o foco concentrado na obtenção de resultados, o profissional coach deve estar alinhado à estratégia, visão e valores da organização.

 Isto está em contraste com outras abordagens que se concentram na resolução de um problema específico dos indivíduos, como uma tentativa de mudar sua personalidade ou torná-los mais afável  e acessível.
No Processo de Coaching,  o foco é fechado em resultados, realização de metas e efetivação de negócios; outros benefícios são importantes, mas subordinados aos objetivos primários estratégicos da organização.
 
A retenção de líderes de alto intacto é outro resultado do coaching executivo eficaz. A permanência de pessoas competentes é uma importante estratégia competitiva. 
 Nossa experiência no desenvolvimento de líderes de negócios, reforça esta conclusão: Strategic Executive Coaching produz líderes mais eficazes, que criam satisfação do empregado e como conseqüência  a competência e lealdade de clientes, necessárias para impulsionar os lucros e reduzir custos. Além disso, através da melhoria das habilidades de liderança em toda a organização, o coaching  executivo torna a organização um lugar mais atraente para se trabalhar.

O  Coaching  ajuda os líderes a potencializarem as competências e talentos  tornando-se mais eficazes;  líderes eficazes criam  equipes mais motivadas que por sua vez geram clientes mais satisfeitos e clientes  satisfeitos e fiéis resultam em  maiores lucros. 

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Afinal, o que é Coaching?



Coaching é a mais poderosa ferramenta da atualidade para desenvolver pessoas e organizações, resultado de métodos comprovados de fácil aplicação para o alcance de metas.
            O profissional coach garante a parceria que faz as pessoas e organizações brilharem, ajudando a descobrirem e atravessarem a ponte entre seus sonhos, metas e a sua realização. Amplia o autoconhecimento, identificando com clareza o estágio atual e o que desejam alcançar e, como alcançá-lo, levando à ação.

            O coaching é pragmático, ajuda a definir objetivos  claramente, de forma a torná-los desafiadores e estimulantes para que o cliente alcance a energia originária de seus valores mais profundos, elevando a motivação, ajudando a eliminar obstáculos, abrindo caminho para o alcance de suas metas através de um plano de ação.
            O processo de coaching faz com que o indivíduo seja consciente do que está fazendo com sua vida, mostra novas opções e conduz à mudanças positivas e duradouras, aumentando a auto-confiança, quebrando barreiras de limitação, para que possa conhecer e liberar seu potencial e alcançar a performance máxima.
           
Aplicar o processo de coaching não significa dizer às pessoas o que fazer, mas, ajudá-las a avaliar o que estão fazendo em sua vida, levando em consideração seus sonhos, objetivos, intenções e valores. Ajuda uma pessoa a ir além de seus bloqueios mentais, a esclarecer e controlar suas vidas e ir além do que acredita ser possível no momento. O coach mais do que ensinar, ajuda a aprender a aprender, levando o indivíduo a ter uma vida pessoal e profissional mais feliz e satisfatória, afinal, o objetivo do coaching é o seu sucesso.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Como Escolher um Coach?


No futuro todos os líderes serão Coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado."                                    Jack Welch



HÁ DUAS REGRAS BÁSICAS para a contratação de um coach. Primeiro, o executivo deve estar pronto para ser orientado e disposto a tal. Segundo, o executivo deve escolher com quem vai trabalhar, independentemente de quem iniciou a intervenção na organização. É algo confirmado de forma inequívoca pela pesquisa: disposição e ¨ química ¨ foram, de longe, os ingredientes mais citados para uma relação de coaching bem-sucedida. Fora isso, os entrevistados tinham opiniões fortes, e às vezes divergentes, sobre o que mais pesa na hora de contratar um coach.
Os coaches entrevistados em geral concordaram que a empresa deve procurar alguém que já orientou gente em situação similar (ainda que não tenha, necessariamente, trabalhado nesse ambiente). É preciso levar em conta, ainda, se o coach tem uma metodologia clara. Segundo os resultados da sondagem, nem todo coach adota o mesmo método. Alguns começam com um feedback de 360 graus, por exemplo, enquanto outros preferem um feedback psicológico e entrevistas detalhadas. Da perspectiva da organização, a metodologia é uma boa maneira de peneirar os candidatos. Se um coach não souber dizer exatamente que metodologia usa --- o que faz e que resultados esperar ---, risque seu nome da lista. Um bom coach lhe dirá de cara, por exemplo se está disposto ou não a agir como caixa de ressonância em questões estratégicas.
Na questão da importância da certificação, é significante ver que as opiniões ficaram igualmente divididas. Embora vários coaches tenham dito que a arena é repleta de charlatões, muitos não acreditam que a certificação seja, por si só, confiável. Parte do problema é a variedade de certificados: só no Reino Unido cerca de 50 organizações certificam coaches; é de entender que o cliente não consiga saber quais são dignas de credibilidade.
Qual deve ser o foco desse credenciamento? Um dos dados mais inesperados da pesquisa é que os coaches (inclusive alguns dos psicólogos entrevistados) não atribuem alto valor à formação como psicólogo; em uma lista de possíveis credenciais, foi a segunda menos votada.
A explicação talvez seja que a maioria dos entrevistados vê pouca relação entre o treinamento formal em psicologia e o insight empresarial.
Embora experiência e metodologias claras sejam importantes, a melhor credencial é um cliente satisfeito. Nada menos que 50% dos coaches ouvidos indicaram que são escolhidos com base em recomendações pessoais. Logo, antes de firmar um contrato com um coach, certifique-se de falar com um punhado de gente que já foi orientada pelo indivíduo.

PESQUISA
Perguntamos aos participantes que qualificação a empresa deveria buscar na hora de contratar um coach. Eis os resultados:

Mais                                                                                                        
Importante
                  65%                   61%                 50%              32%                  29%                               
                  Experiência       Metodologia   Qualidade     Capacidade      Certificação
                   com coaching    clara                da lista de     de medir           em método    
                   em situação                                clientes          ROI                  de coaching      
                   similar                                                                                        comprovado


Menos
Importante
                      27%                      13%                       2%
                      Experiência          Experiência          Experiência
                      de trabalho           como                      em recrutamento
                      em papel                psicoterapeuta     de executivos
                      similar ao
                      do orientado