Prefeito de Nova York por dois mandatos, Rudolph Giuliani é um homem de valores fortes e não abre mão deles em função dos críticos ou da imprensa. Hoje, auxilia líderes em todo o mundo a resolver problemas estratégicos.
E foi como grande líder que “Rudy” Giuliani emergiu no cenário mundial após a crise do 11 de setembro. Há sete anos, o advogado vem se dedicando justamente ao tema da liderança.
Seis princípios norteadores
Logo após ter deixado a prefeitura de Nova York, em 2002, Giuliani fundou a Giuliani Partners, uma empresa de consultoria. Nessa época, foi reconhecido como “consultor do ano”, pela Consulting Magazine.
Sua empresa auxilia líderes a resolver problemas estratégicos. Nessa empreitada, Giuliani e sua equipe baseiam-se em seis princípios:
1 - integridade – qualidade daquele que tem suas crenças e as segue na tomada de decisão, inspirando atitudes coerentes nos demais;
2 - otimismo – característica de quem consegue ver o melhor resultado possível e convencer as pessoas a persegui-lo;
3 - coragem – atributo necessário para ser capaz de superar um medo que é reconhecido;
4 - preparo – “Se você se prepara constantemente, você será capaz de reagir ao inesperado como que por uma intuição”, afirma Giuliani;
5 - comunicação – “Você tem de ser capaz de conversar com as pessoas e mostrar aquilo em que acredita. Escutar importa tanto quanto falar”, ensina;
6 - responsabilidade – “Nada contribui mais para construir a confiança sobre um líder do que sua disposição em assumir responsabilidade por tudo o que acontece durante seu mandato”.
Giuliani é um homem de valores fortes e não abre mão deles em função dos críticos ou da imprensa. No site Winston Churchill Leadership, lemos: “Para Giuliani, líderes lideram por suas ideias, e elas devem refletir as crenças dos líderes”.
O mais legal do post é relacionar a liderança com os valores que os líderes carregam consigo.
ResponderExcluirÉ comum encontrar na biografia de grandes líderes passagens que mostram que eles seguem valores e princípios bem definidos e que não se põem à grande influência dos que estão ao seu redor.
Valores e princípios compõem a autenticidade de um líder e são geralmente produtos de aprendizado e alto nível de auto-conhecimento.