Melhoria dos resultados do negócio
Do ponto de vista dos líderes corporativos e acionistas, a razão fundamental para se realizar um programa de aconselhamento de carreira é melhorar os resultados do negócio. Isso significa aumentar os lucros, reduzir custos ou conseguir os dois dentro de um prazo definido. O aconselhamento de carreira pode gerar resultados positivos quantificáveis: melhoria da performance do negócio e maior vantagem competitiva.
O aconselhamento de carreira é o setor de ¨ consultoria ¨ de crescimento mais rápido, sem nenhuma previsão de desaquecimento. Por exemplo, nos Estados Unidos atualmente, o número estimado de consultores de carreira está na casa das dezenas de milhares. Esse rápido crescimento do aconselhamento de carreira pode refletir os benefícios para o resultado financeiro final. Um dos maiores é que ele é realizado na função em tempo real, de forma que pode ser adequado às necessidades individuais do executivo.
No passado, muitos executivos seniores comprometidos com o desenvolvimento pessoal e do staff investiam recursos consideráveis em programas de treinamento frequentemente feitos a esmo, só para ver esse investimento sumir num buraco negro do qual nem as pessoas nem a empresa obtinham muito benefício. O coaching promete evitar as armadilhas da abordagem tradicional de treinamento e oferecer muito mais do que isso.
O que, então torna o aconselhamento moderno de carreira tão radicalmente diferente, e quais são os critérios para se obter um processo de aconselhamento de carreira baseado em resultado?
Coaching estratégico para executivos
Pode-se abordar o coaching de inúmeros pontos de vista diferentes. A escolha da abordagem correta é vital para a consecução do resultado desejado.
O aconselhamento de carreira moderno e eficaz tem de ser estratégico e individualizado. É preciso atingir um equilíbrio entre a organização e os indivíduos. A fim de engajar e motivar, o coaching de ser individualmente adaptado às necessidades e aspirações de cada pessoa em particular. Para apresentar resultados de negócio, a abordagem também deve ser organizacionalmente adaptada à estratégia, visão e valores da organização. A inclusão de fatores de negócio --- bem como de fatores individuais --- é o segredo para se obterem resultados de negócio.
O Coaching Estratégico para Executivos (CEE) se destina a alinhar o desenvolvimento de cada executivo com os desafios do negócio no contexto total da organização. Consegue-se isso através de um processo contínuo de aprendizado, durante o qual os executivos recebem as ferramentas para o aprendizado que o aprimorarão sua capacidade de conseguir resultados de negócio duradouros. Além disso, o CEE garante que os executivos desenvolverão sua capacidade de liderança para fornecer os resultados de negócio que a organização deseja. Para facilitar isso, uma parte integrante do trabalho do coach é ajudar o executivo a introduzir feedback, planejamento de ação, aprendizado ativo e acompanhamento em sua vida normal de trabalho.
Desenvolvimento de futuros líderes
As organizações vencedoras do futuro sabem que seu sucesso de longo prazo basear-se-á na capacidade e comprometimento de seus funcionários. De acordo com Noel Tichy, autor de The Leadership Engine (1997), ¨ o recurso mais escasso no mundo atualmente é o talento de liderança capaz de transformar continuamente as organizações para vencerem no mundo de amanhã.
Hoje, as organizações bem sucedidas sabem que contratar e reter pessoas talentosas ficará cada vez mais difícil no futuro. Elas sabem também que o desenvolvimento de talento de liderança tornar-se-á mais crítico. O aconselhamento de carreira pode ajudar a construir uma força de reserva dentro da organização ao fornecer aos executivos e neles
desenvolver habilidades vitais de coaching como dar e receber feedback; variar seu estilo de liderança para atender as necessidades de seus subordinados diretos e demonstrar que é aceitável pedir ajuda. Muitos executivos não se sentem à vontade quando apresentam um feedback franco. O processo de aconselhamento de carreira lhes ensina como superar esse obstáculo. Consequentemente, mais pessoas na organização recebem o feedback de qualidade que necessitam e querem. Dessa forma, o aconselhamento de carreira ajuda a transformar funcionários em colaboradores mais eficazes.
Retenção das pessoas de alto impacto
A retenção de pessoas-chave competentes é uma estratégia competitiva no mercado global atual. Muitas organizações se vêem travando a ¨ guerra de talentos ¨, na qual as poucas pessoas altamente talentosas deixam suas organizações em busca de novas oportunidades em empresas que são vistas como um lugar melhor para trabalhar. Deve-se considerar muitos fatores de custo aqui. Além da perda imediata da contribuição de trabalho e conhecimento organizacional do funcionário, há também um impacto sobre a capacidade da organização de produzir resultados de negócio.
Por exemplo, durante os três primeiros meses no emprego, um novo contratado pode realizar somente 60% do que um funcionário experiente consegue no mesmo período de tempo. Além disso, um novo contratado que estiver aprendendo o negócio tenderá a não atender os clientes tão bem. Mesmo uma queda de 5% na eficiência geral dos funcionários reduz a receita anual de uma grande empresa em ¨ algumas centenas de milhões de dólares ¨. Há também o custo e esforço de anunciar as vagas e selecionar os candidatos. Perder um funcionário exemplar custa a uma organização, em média, entre uma e duas vezes o salário e benefícios anuais dessa pessoa. Isso para não falar do custo de oportunidade de uso do tempo da gerência em entrevistas e administração ou o espaço de tempo até o novo funcionário emgrenar (Business Issues Research Group, 1999). Uma organização da Fortune 500 recentemente calculou esses custos muito acima de US$ 500 milhões por ano. Essa cifra nem leva em consideração os efeitos sobre projetos para os quais o ¨ tempo para atingir o mercado ¨ é de importância crítica. Ao concentrar esforços na manutenção da alta performance do funcionário, uma iniciativa de CEE ajuda as empresas a evitarem esses custos enormes, duradouros e massacrantes.
Gestão da mudança
O aconselhamento de carreira bem-sucedido significa induzir os indivíduos a comportamentos que dêem sustentação ao negócio, tanto a curto como a longo prazo. Quando os indivíduos e equipes conseguirem trabalhar juntos eficazmente, o mesmo acontecerá com a organização como um todo.
O CEE é uma ferramenta poderosa para gerenciar a mudança porque envolve os principais tomadores de decisão. Quando as ações coordenadas e coerentes dos executivos combinam harmoniosamente, a organização inteira pode-se tornar mais afinada consigo mesma, dessa forma melhorando sua posição de mercado em um ambiente em constante mudança. O CEE se fundamenta em compreender para onde deseja ir uma organização e como o seu pessoal deve-se desempenhar a fim de atingir suas metas mútuas; baseia-se na crença de que, a fim de alcançar o crescimento sustentável de receitas e lucros, os líderes da empresa devem ¨ levar consigo ¨ seus funcionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário