www.costalimaconsultoria.com.br

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Coaching - Retorno sobre Investimento Comprovado



O que você acha de investir em um processo que pode lhe trazer como retorno o aumento de produtividade, a retenção de executivos, mais motivação, maior satisfação e um alinhamento de seus valores com as metas da organização?

Imagine um profissional que reúna além das características de treinador esportivo, consultor empresarial e mentoring, possui aptidões técnicas e ferramentas que o diferenciam e potencializam as habilidades e competências de seus clientes, ampla experiência profissional, pessoal e profundo conhecimento no cotidiano do mundo corporativo.

Estamos falando do relacionamento de coaching, que segundo publicação recente da revistaFortune 500, mediante um estudo com 100 executivos para calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento) este programa atingiuum ROI de 529%, isso mesmo, uma ferramenta de desenvolvimento que quintuplica o valor investido.
O Coach é um profissional dos tempos modernos atuando de maneira a ser um orientador e apoio no processo do executivo ser o melhor que puder, obtendo mais satisfação e resultados positivos em tudo o que fizer, através do processo de coaching, que é cada vez mais requisitado por empresas, profissionais bem sucedidos, empreendedores e recém-formados
Assim é o coach, um profissional que surgiu há pouco tempo no mundo empresarial brasileiro e hoje é considerado peça chave para o desenvolvimento organizacional das empresas e potencialização de talentos profissionais em busca de resultados definidos e mensuráveis.

Um dos precursores da profissão de Coach é o ex-treinador de tênis Timothy Galloway, que em 1974 publicou o livro “The inner game of tennis”, apresentando pela primeira vez o coaching esportivo adaptado ao chamado “jogo interior da mente humana”, ampliando suas aplicações a todos os campos da vida.

O
 coach traz, do mundo esportivo, o desenvolvimento de aptidões e competências, definição de estratégias, táticas e o comprometimento em obter resultados. Do consultor empresarial, explora o presente e ajuda o cliente a projetar e criar a visão necessária para desenvolver métodos de trabalhos eficientes e produtivos, enquanto o lado do mentoring reconhece e potencializa o talento nato de executivos e demais profissionais. Assim, direciona as ações de maneira congruente com as metas e valores do profissional e da empresa.

            O coaching, além de ser uma das ferramentas mais modernas de desenvolvimento, é uma das únicas que possibilita um uso individualizado e personalizado de acordo com cada necessidade focado em resultados e com o alcance de mudanças consistentes e duradouras. Direciona a atenção do cliente para metas e resultados, tirando seu foco do problema e transformando pressão em propósito. É um
 up grade do pensamento estratégico, da atitude mental e do comportamento do executivo que passa a atuar de maneira mais proativa e assertiva, afetando o ambiente e as pessoas que o rodeiam.

O processo traz mais flexibilidade e uma maior adaptabilidade ao profissional para enfrentar os desafios do seu cotidiano nas empresas, características estas essenciais para o sucesso mediante os desafios do mundo corporativo atual, onde mudanças bruscas ocorrem constantemente.

É através do coaching que os profissionais e as equipes de trabalho atingem mudanças efetivas e duradouras, através de uma potencialização e sinergismo poderosos para atingir os melhores resultados que se quer através da alta performance, onde estabelece metas que garantem o aumento da produtividade e estabelecem relações produtivas e saudáveis no ambiente de trabalho:

O coaching pode ser realizado, principalmente, em quatro formas de atuação: executivo, pessoal, de vida e de equipe.

O coaching executivo procura trabalhar no desenvolvimento de liderança de profissionais que coordenam equipes de trabalho, atuando na análise e na busca por soluções em casos de administrações de crises, além de estabelecer relações saudáveis entre o executivo e os diferentes níveis de hierarquia dentro da empresa. Os novos empreendedores também encontram no coaching uma excelente alternativa para conseguir bons resultados na nova empreitada.

O coaching de carreira é voltado para os profissionais que já ocupam um cargo de destaque dentro de uma companhia, geralmente com um bom salário, mas que deseja seguir um novo rumo profissional. É comum casos de executivos com um emprego que todos gostariam de ter, menos ele, e o coach auxilia a transição profissional potencializando as suas competências para atuação em outra área. Outro perfil bastante trabalhado no coaching é o profissional recém-formado. Nesse período é fundamental que a pessoa tenha consciência do caminho que quer seguir na sua carreira e o potencial que ela tem para cada área de atuação dentro de sua formação.

O coaching de vida destina-se a pessoas que buscam melhoria na qualidade de vida e satisfação pessoal e profissional. Uma pessoa apoiada por um personal coach terá mais condições de viver em harmonia com os seus valores pessoais e profissionais.

Já o coaching de equipe consiste na definição de metas a serem cumpridas por uma equipe de trabalho e o constante acompanhamento do coach, que assim pode detectar falhas e desvios durante a execução, facilitando o cumprimento dos objetivos, evitando e administrando conflitos e diferenças.
O coaching traz diversos benefícios para o executivo e para a organização, sendo os principais deles:

Para o executivo:
  • Maior controle sobre a sua vida e sobre si mesmo.
  • Os objetivos ficarão mais claros e, uma vez eliminados os obstáculos, terá mais energia para alcançá-los.
  • Viverá em harmonia com seus valores.
  • Sua vida e seu trabalho se tornarão mais felizes e satisfatórios.
  •  Profissionalmente será mais eficiente e capacitado e terá melhores resultados.
Para a organização:
  • É uma das ferramentas modernas de melhor custo-benefício dado os resultados alcançados.
  • Transforma organizações de centros de lucros para centros de pessoas que geram lucros.
  • É um investimento que produz um alto desempenho nos negócios.
  • Mantém colaboradores importantes e evita o custo de retreinamento e a perda de informações confidenciais para a concorrência.
  • É a maneira mais eficaz de desenvolver competências para obter um melhor desempenho dos profissionais cruciais e das equipes de trabalho.
  • É uma prova do compromisso de uma empresa com o desenvolvimento de seu pessoal e contribui para uma cultura organizacional de apoio com alto moral, retendo talentos.
  • Traz melhora significativa no trabalho em equipe.
Para tais resultados, o coaching geralmente pode ser aplicado com uma sessão semanal de uma hora de duração, podendo ser uma programação diferenciada para atender as necessidades do cliente. O valor do investimento em um relacionamento de coaching é definido depois de feita uma análise do objetivo do coaching e do tempo programado para a realização do trabalho. Sendo uma técnica marcante e expressiva que oferece um dos custos-benefícios que mais podem trazer retorno aos profissionais e sua organização.

Como diz Stephen Covey: “
Poder é a faculdade ou capacidade para agir, a força e a potência para realizar algo. É a energia vital para fazer escolhas e tomas decisões. Também inclui a capacidade de suplantar hábitos profundamente arraigados e cultiva outros melhores e mais eficazes”. Este tipo de poder é parte do que o coaching pode te oferecer, trazendo também mais lucro para o profissional em desenvolvimento e para a empresa em que trabalha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário