www.costalimaconsultoria.com.br

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Como Escolher um Coach?


No futuro todos os líderes serão Coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado."                                    Jack Welch



HÁ DUAS REGRAS BÁSICAS para a contratação de um coach. Primeiro, o executivo deve estar pronto para ser orientado e disposto a tal. Segundo, o executivo deve escolher com quem vai trabalhar, independentemente de quem iniciou a intervenção na organização. É algo confirmado de forma inequívoca pela pesquisa: disposição e ¨ química ¨ foram, de longe, os ingredientes mais citados para uma relação de coaching bem-sucedida. Fora isso, os entrevistados tinham opiniões fortes, e às vezes divergentes, sobre o que mais pesa na hora de contratar um coach.
Os coaches entrevistados em geral concordaram que a empresa deve procurar alguém que já orientou gente em situação similar (ainda que não tenha, necessariamente, trabalhado nesse ambiente). É preciso levar em conta, ainda, se o coach tem uma metodologia clara. Segundo os resultados da sondagem, nem todo coach adota o mesmo método. Alguns começam com um feedback de 360 graus, por exemplo, enquanto outros preferem um feedback psicológico e entrevistas detalhadas. Da perspectiva da organização, a metodologia é uma boa maneira de peneirar os candidatos. Se um coach não souber dizer exatamente que metodologia usa --- o que faz e que resultados esperar ---, risque seu nome da lista. Um bom coach lhe dirá de cara, por exemplo se está disposto ou não a agir como caixa de ressonância em questões estratégicas.
Na questão da importância da certificação, é significante ver que as opiniões ficaram igualmente divididas. Embora vários coaches tenham dito que a arena é repleta de charlatões, muitos não acreditam que a certificação seja, por si só, confiável. Parte do problema é a variedade de certificados: só no Reino Unido cerca de 50 organizações certificam coaches; é de entender que o cliente não consiga saber quais são dignas de credibilidade.
Qual deve ser o foco desse credenciamento? Um dos dados mais inesperados da pesquisa é que os coaches (inclusive alguns dos psicólogos entrevistados) não atribuem alto valor à formação como psicólogo; em uma lista de possíveis credenciais, foi a segunda menos votada.
A explicação talvez seja que a maioria dos entrevistados vê pouca relação entre o treinamento formal em psicologia e o insight empresarial.
Embora experiência e metodologias claras sejam importantes, a melhor credencial é um cliente satisfeito. Nada menos que 50% dos coaches ouvidos indicaram que são escolhidos com base em recomendações pessoais. Logo, antes de firmar um contrato com um coach, certifique-se de falar com um punhado de gente que já foi orientada pelo indivíduo.

PESQUISA
Perguntamos aos participantes que qualificação a empresa deveria buscar na hora de contratar um coach. Eis os resultados:

Mais                                                                                                        
Importante
                  65%                   61%                 50%              32%                  29%                               
                  Experiência       Metodologia   Qualidade     Capacidade      Certificação
                   com coaching    clara                da lista de     de medir           em método    
                   em situação                                clientes          ROI                  de coaching      
                   similar                                                                                        comprovado


Menos
Importante
                      27%                      13%                       2%
                      Experiência          Experiência          Experiência
                      de trabalho           como                      em recrutamento
                      em papel                psicoterapeuta     de executivos
                      similar ao
                      do orientado
                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário