www.costalimaconsultoria.com.br

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Empreender ou manter-se empregado?

A vontade de ser dono do próprio negócio geralmente nasce da insatisfação com o salário, das pressões e da estagnação na empresa onde se trabalha. Para o consultor financeiro Carlos Alberto Bifulco, presidente do conselho consultivo do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças de São Paulo (Ibef-SP), “antes de pedir demissão você deve analisar seu perfil profissional. Tem que ser criativo e ter disposição para se diferenciar da concorrência o tempo todo”
Acima de tudo, é preciso ter um bom plano de negócios, rígida disciplina financeira e coragem para correr riscos. 
A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.
Entretanto, foi o economista francês Jean-Baptiste Say, que no início do século XIX conceituou o empreendedor como o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno.
“Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos” (Meredith, Nelson e Nech)
Nas qualidades pessoais de um empreendedor, entre muitas, destacam-se:
a) iniciativa;
b) visão;
c) coragem;
d) firmeza;
e) decisão;
f) atitude de respeito humano;
g) capacidade de organização e direção.
Conquista-se a autonomia profissional quando se é perseverante, determinado, aprendiz, flexível e quando se tem:
         Positividade
         Organização
         Criatividade
         Inovação
         Foco
O empreendedor assume riscos e seu sucesso está na “capacidade de conviver com eles e sobreviver a eles”. Sua personalidade e forma de atuar apresenta algumas diferenças fundamentais se comparadas às características de Administradores ou Técnicos que atuam em papéis organizacionais, quais sejam: .
a) o Empreendedor, transforma a situação mais trivial em uma oportunidade excepcional, é visionário, sonhador; o fogo que alimenta o futuro; vive no futuro, nunca no passado e raramente no presente; nos negócios é o inovador, o grande estrategista, o criador de novos métodos para penetrar nos novos mercados;
b) o Administrador, que é pragmático, vive no passado, almeja ordem, cria esquemas extremamente organizados para tudo;
c) o Técnico, que é o executor, adora consertar coisas, vive no presente, fica satisfeito no controle do fluxo de trabalho e é um individualista determinado.
Agora, compare o que leu com o seu próprio perfil profissional . Vale lembrar que é comum um empreendimento não dar lucro entre seis meses e um ano. O ideal é ter uma poupança com reserva para um mínimo de 12 meses. Como os benefícios comuns a um assalariado não existem para o empreendedor, pense em poupar um pouco por mês, como uma maneira de compensar essa perda.
Boa Sorte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário