www.costalimaconsultoria.com.br

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Conversas Decisivas

Joseph Grenny, especilista em conversas decisivas e autor de três livros que estiveram na lista dos mais vendidos do The New York Times, abriu a tarde da última terça-feira, 28, no Fórum HSM de Negociação com o tema Conversas Decisivas. Para Grenny, "começar com o coração é o primeiro princípio do diálogo. “Se não consegue entender a si próprio, terá dificuldades em acertar o diálogo”
Ele afirma que quando as conversas tornam-se decisivas, lançamos mão das formas de comunicação com as quais convivemos: manipulação, silêncio, discussão e assim por diante.
Indivíduos habilidosos no diálogo permanecem focados em suas metas, sobretudo quando o processo torna-se mais complicado. É preciso trabalhar a si mesmo. Como?
- Lembre-se de que você é a única pessoa que você pode controlar diretamente. Foque naquilo que realmente deseja.
- Quando se pegar buscando o silêncio ou a agressividade, pare e preste atenção aos seus motivos. Pergunte-se: o que o meu comportamento me diz sobre meus motivos?
- Depois, esclareça o que você realmente deseja. Pergunte-se: o que desejo para mim mesmo? E para os outros? E para o relacionamento?
- Finalmente pergunte: como eu me comportaria se isso fosse o que realmente desejo? Recuse a escolha tola.
- Ao examinar seu desejo, observe quando você começa a se convencer da escolha tola.
- Observe e veja se esta dizendo a si mesmo que precisa escolher entre paz e honestidade, entre vencer e poder, e assim por diante.
- Liberte-se das escolhas tolas procurando o “e”.
- Esclareça o que você não quer, acrescente-o ao que deseja e peça ao seu cérebro que comece a procurar opções positivas para levá-lo ao diálogo.
Leia mais no HSM Blog

Joseph 

Nenhum comentário:

Postar um comentário