www.costalimaconsultoria.com.br

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Como dar um Significado ao Trabalho

Em meio as preocupações e demandas diárias do ambiente profissional, dificilmente as pessoas se questionam porque efetivamente estão trabalhando. Mais do que uma dúvida sobre a carreira, esta é uma reflexão sobre o ponto de vista gerencial da sua própria vida.Afinal, o que o trabalho representa para você?
Seria simplista demais dizer que se trabalha por dinheiro ou ocupação exclusivamente; utópico demais afirmar que se trata de um hobby.

Quando as pessoas encontram no trabalho um significado e um propósito não são apenas as pessoas que se sentem melhores, mas as empresas trazem mais resultados, empregados são mais produtivos, clientes identificam maior valor, investidores têm resultados melhores, bem como a comunidade. É uma relação ganha-ganha.

Dar um significado ao trabalho vai além da motivação, pois é algo peculiar que está dento de cada pessoa e deve ser explorado individualmente. Sendo assim, os mecanismos motivacionais clássicos como remuneração, apoio ao desenvolvimento profissional, plano de carreira, entre outros são complementares, pois em primeiro plano deve-se buscar este vínculo superior.

O filósofo Friedrich Nietzsche preconizou que ‘aquele que tem por que viver aguenta qualquer como’.
A busca por significado tem mais a ver com a forma como pensamos do que com as circunstâncias em que nos encontramos.

E para você, qual o real significado do seu trabalho?
Bom proveito!

Leia mais:
Portal HSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário